269882305_4648353445219772_2576341863381190037_n_edited_edited.jpg

Inauguração do Baloiço Panorâmico
de Vale das Mós

26 de dezembro de 2021

Hoje é um dia de grande importância para os habitantes de Vale das Mós, na medida em que nos reunimos para comemorarmos mais um grande feito para a nossa aldeia e, mais uma vez, levado a cabo por jovens, embora com a participação de toda a comunidade. A Associação Juvenil Cem Rumos, enquanto organismo juvenil, mas acima de tudo enquanto coletividade que visa servir os interesses dos habitantes de Vale das Mós, quando confrontada com a ideia de um grupo independente de jovens da nossa localidade de relembrar os tradicionais festejos anuais, apesar da pandemia, promovendo uma recolha de fundos com o objetivo de construir o equipamento em questão, só teve uma opção: a de abraçar incondicionalmente o projeto, estabelecendo uma ponte institucional com o Município de Abrantes de forma que fosse possível efetivar um apoio monetário, que só poderia ser feito através de uma entidade associativa. Diariamente os jovens da nossa coletividade (bem como todos aqueles que não o são e os que já o foram) movem-se com um propósito incansável, - o de fazer este Vale valer a pena – e, por isso, não importa para nós quem é o promotor de um projeto como este, interessando-nos sim quem é o seu destinatário: todos e todas aqueles que partilham o amor pela aldeia de Vale das Mós.

O associativismo é isto, é abraçar projetos, abraçar causas, abraçar as pessoas e, acima de tudo, trabalhar com cada um e para todos. Foi isso que a Associação Juvenil Cem Rumos fez, ajudando a tornar possível este projeto, mas gostaríamos de deixar uma palavra de apreço acima de tudo para com os jovens que o levaram a cabo. A todos esses jovens, muito obrigado por continuarem a tornar possível o desenvolvimento do nosso território, quer ao nível de uma comunidade mais dinâmica, mas também a nível turístico, pois este magnifico equipamento, aliado à vista lindíssima que o envolve (bem como conjuntamente com o nosso complexo de piscinas e outros projetos que virão a surgir futuramente), irá promover uma dinâmica turística e económica interessantíssima para a nossa localidade, para a nossa freguesia e para a parte do sul do concelho de Abrantes.

Como não poderia deixar de ser, uma palavra à União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, que ajudou a tornar tudo isto possível, através da limpeza dos terrenos e montagem do baloiço. Ao Município de Abrantes, muito obrigado acima de tudo por não esquecer as nossas gentes, por continuar a acreditar que Vale das Mós pode valer mais e, por isso, por continuar a investir na nossa aldeia. Este é também o dever de uma associação como a Cem Rumos, o de saber manter relações institucionais de qualidade com o Município, de forma a poder colocar as duas entidades da forma mais eficiente possível ao serviço das necessidades e interesses da população.

Por fim, e dado que a inauguração deste equipamento surge numa quadra natalícia, achamos que, sem dúvida, este é o maior presente que a população de Vale das Mós poderia receber. Da parte da Associação Juvenil Cem Rumos, contem connosco para continuar a apoiar os nossos jovens, as nossas pessoas e a tornar possíveis projetos como este. Em 2022, assim que considerarmos estarem reunidas as condições para tal, novos projetos surgirão.

Inauguração do Baloiço Panorâmico de Vale das Mós: Recursos